Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG (Versão Taludesca)

Essa é uma iniciativa que começou no blog Pontos de Experiência de Diogo Nogueira (não, não é o Diogo Nogueira que você está pensando ou até pode ser, sei lá. Abaixo são palavras dele:

Como estamos na semana internacional do livro, resolvi propor um brincadeira para vocês que vi sendo feita algumas vezes entre blogueiros lá e fora. Basicamente fazemos uma lista com dez livros de RPG, entre todos que possuímos. Esses são os seus livros favoritos, aqueles que você levaria para qualquer lugar que fosse se mudar, se não tivesse como levar todos. E aí? Topam a brincadeira?

Atenção para as regras da lista:

  • Você deve possuir esses livros fisicamente, não vale PDF (se acontecer um cataclisma tecnológico, como você vai jogar com eles?) ou livros que você adoraria possuir;
  • Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um Boxed-Set (que acabe contendo mais de um livro), mas deve ser um único produto (ou seja, se por acaso você comprou um promoção que vieram vários livros juntos, mas, normalmente, eles são vendidos separados, não conta);
  • Podem ser livros nacionais ou importados, de qualquer sistema de regra, de qualquer tipo de ambientação, basta ser de RPG; A cada escolha, fazer uma breve explicação do porquê da mesma, bem simples e rápida.

Leio e concordo com os termo de uso e vamos à minha lista em ordem alfabética. Lógico que muitos livros ficaram de fora

1) Crônicas de Avalon – O Começo (Pedro Borges, Conclave Editora, d20 System, 2005)
O primeiro de uma série de três livros, uma trilogia fechada para o sistema D20. O interessante desse livro são as novas regras que simplificam e ao mesmo tempo, aumentam o D20. Ideias como os povos, posição social e ocupação são bem interessantes. O conteúdo do resto dos livros também é interessante, como monstros prontos para combater, entre outras, mas esse acaba por ter regras mais interessantes.

2) Fiasco (Jason Morningstar, Retropunk Editora, Fiasco, 2009. Edição brasileira em 2011)
O melhor do Fiasco é a possibilidade de se estar jogando uma aventura e do nada, ela virar. O jogo pede que você role um monte de dados e daí consulta o resultado em uma tabela para decidir a sua relação interpessoal e como a história será conduzida. Há muitos cenários interessantes para o jogo sendo a maioria deles, gratuitos.

3) Manual 3D&T Alpha (Marcelo Cassaro, Jambô Editora, 3D&T, 2008. Edição revisada 2011)
Apesar de eu preferir o sistema de Magia da primeira edição do 3D&T, esse aqui melhorou muitas outras coisas como as Vantagens Únicas, algumas Vantagens e Desvantagens e escalas de poder. Os Kits do Manual do Aventureiro dessa versão estão melhores, com mais opções assim como os cenários Tormenta que está por vir e o moderno MegaCity que também expande bastante as opções.

4) Millenia RPG (Paulo Vicente dos Santos Alves e Ygor Moraes Esteves da Silva, GSA, Millenia, 1995)
Primeira investida brasileira no Space Opera apesar de focar nos humanos também traz raças alienígenas. O sistema é uma variação do sistema original do Tagmar e do Desafio dos Bandeirantes, mas acaba por ser simples e sofisticado em relação a eles.

5) Mítica – Desbravando o Oriente (George Bonfim e Victor Caminha, Editora Viu, d20 System, 2005)
Mais uma trilogia de livros para o D20 System, só que nesse caso, eu escolhi o último dos três. Por quê? Por dois motivos: pela primeira vez somos apresentados ao panteão do cenário de Mítica, de forma detalhada, assim como as novas Classes básicas fazem esse cenário rico e bem ligado não só ao Japão, mas também à Índia e a China. Chegou a haver em uma época em que foi cogitada uma expansão para os reinos árabes, ams acabou por não se realizar e uma versão Daemon que se realizou.

6) Mutantes & Malfeitores – Manual do Malfeitor (Steve Kenson, Jambô Editora, Mutantes & Malfeitores 2ª edição, 2002. Edição brasileira em 2009)
Eu gosto muito de livros de regras, regras alternativas então acho o máximo. As regras que aparecem aqui são boas e podem ser usadas em qualquer sistema D20 como as regras simplificadas de Perícias, transformação de Poderes em Talentos, perseguição entre automóveis e uma regra que surgiu neste livro e que com o tempo tornou-se comum: a dos arquétipos. Depois eles apareceriam no Livro da Magia e no Mecha & Mangá, além do Wizards & Warriors.

7) OPERA RPG (Leonardo A. de Andrade e Rogério de Mello Godoy, Comic Store, OPERA RPG, 2004. Edição 6.3 Shareware impressa)
Sistema que surgiu de forma independente durante os RPGCon e que chegou a ter alguns livros lançados antes disso. Quando foi lançado oficialmente, trazia capa dura, escudo do mestre na capa e muitas, muitas regras, até mesmo para densidade de objetos para a realização da magia! Além das regras de Magia, temos Supers (Metamorfose), Psiquismo e Artes Marciais. Genérico ao extremo! Atualmente pode ser adquirido por duas excelentes vias: o ReOPS (que é uma versão reduzida do OPERA tradicional) e o Terras de Shiang (cenário com foco em fantasia oriental)

8) RPGQuest – Módulo Básico (Marcelo del Debbio e Norson Botrel, RPGQuest 2.0, Daemon Editora, 2006)
Enquanto o OPERA e o 3D&T são genéricos, esse aqui foca somente nos cenários de fantasia, ams com muitas variações. Enquanto os RPGQuest lançados antes eram muito mais para vender miniaturas de papel que o livro em si, esse aqui foca no RPG em si. Há muitas possibilidades para customização de personagens, com várias Habilidades a serem escolhidas, assim como versões simplificadas de cenários da editora como o Neokosmos e o Hi-Brazil (que aliás, gosto dos dois!). Também dá para achar referências a Mítica e à Tormenta, outros cenários citados nessa lista.

9) Space Dragon (Igor Moreno, RedBox Editora, Space Dragon OGL, 2012)
Já comentei sobre o Millenia e esse aqui é praticamente uma atualização dele. Tendo como sistema-base o Old Dragon, ele altera algumas mecânicas básicas do D20, alterando alguns atributos, deixa como Raças somente humanos (ou melhor, variações de humanos) e como Classes, também variações do AD&D, como por exemplo, o Cientista pode desativar robôs da mesma forma que um Clérigo pode expulsar mortos-vivos.

10) Tormenta 3D&T (J.M. Trevisan, Marcelo Cassaro e Rogério Saladino, Editora Talismã, 3D&T, 2004)
Minha versão preferida do Tormenta é essa, ele encolhe o livrão da época (Tormenta D20) e o deixa muito gostoso de ler, gosto mais dessa versão que as mais recentes, com Minotauros dominando o cenário e com o surgimento dos Lefou, além dos troca-troca de cadeira dos deuses.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG (Versão Taludesca)

    • Na verdade, em uma pré-lista cheguei a incluir o True20 Companion, o D20 Future, o Shadowrun 20th Anniversary e o Complete Priest’s Handbook. Com a seleção, eles foram saindo.

    • Eu cheguei a ter dois Millenia, um que eu comprei e outro que o Marcelo Rodrigues do Projeto Tagmar II me deu. Um deles, vendi no último EIRPG, o oturo está comigo.

  1. Putz… achei essa imagem no google (numa procura sobre Milenia) e vim aqui perguntar se a imagem era sua e se, caso fosse, vc venderia ele…
    Mas a julgar pelo post, acho pouco provável que vc queira vendê-lo…

    Tenho interesse em comprar esse livro pra conhece-lo e ajudar outras pessoas a conhece-lo. Se vc quiser vender, entra em contato (tab_borges@hotmail.com). Se vc não quiser, deixa aqui minha propaganda…

    Obrigado e desculpa encher o saco =D

  2. Pingback: Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG – Versão doFranciolli | Tomo de Velino

  3. Pingback: Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG – Versão doDelibriand | Tomo de Velino

  4. Pingback: Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG – Versão doFranciolli – Elucubrando-me

  5. Pingback: Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG – Versão doDelibriand – Elucubrando-me

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s