Tormenta20 Playtest 1.0 e Pathfinder2 Playtest 1.6 – Atualizações #2

t20Recentemente, Tormenta disponibilizou a todos que entraram no seu financiamento coletivo a primeira edição do playtest do sistema. O playtest do Pathfinder é mais antigo, do ano passado, mas tem uma surpresa.

Os playtests são uma forma de testar o jogo antes de ser lançado, talvez o mais famoso (e com menos informação sobre) é o do D&D 3ª edição do qual pessoas do mundo todo participaram, ainda que fosse um playtest fechado, sendo que há uma lista enorme de jogadores no final do Livro do Jogador 3.0 com o nome dos que jogaram antes de recebermos na mesa.

Talvez o primeiro playtest aberto famoso foi da primeira edição de Pathfinder RPG, de quando a Paizo teve de deixar a Dragon Magazine e o D&D4 estava por sair. O primeiro Alpha era muito similar ao D&D 3.x e foi se separando aos poucos (mas não muito) do sistema original. Se quiser, os arquivos beta estão aqui (sim, tem muitos arquivos com nomes similares). Posteriormente, outros produtos da linha como o Advanced Player’s e vários Ultimate também tiveram playtest aberto.

D&D5 também teve um playtest aberto (chamado D&D Next), que também podem ser encontrados aqui, e foi bem divulgado, levando em conta que o D&D5 quando do seu início não teve tanta divulgação e propaganda tal qual as versões anteriores. Aqui dá para acompanhar uma análise do primeiro playtest. E dá pra notar que mudou muito até a sua versão final. Aqui também tem uma comparação entre as versões.

Ano passado tivemos o playtest de Pathfinder 2ª edição e agora, o de Tormenta20. Vamos acompanhar os detalhes:

path

Pathfinder 2ª edição – Playtest (Paizo/New Order)

O playtest aconteceu ano passado. Em Agosto já teremos a versão final do produto. Os arquivos e cenários continuam disponíveis no site de forma gratuita (importante: deve-se clicar duas vezes pra fazer o download).

A última atualização foi a 1.6, de 5 de novembro de 2018 e logicamente, de lá pra cá houveram muitas mudanças. Dois brasileiros, Gustavo Malek e Caio Henrique Di Giaimo cuidaram de atualizar o arquivo 1.0 para 1.6 com todas as alterações que ocorreram e este pode ser adquirido pelo Reddit. (pode ser baixado aqui também). Aqui um breve resumo pessoal das mudanças, ainda com nome chutado em português, já que ainda não houve divulgação destes:

Habilidades/Atributos: Agora não há mais rolamento de Atributos, agora são as Raças,  Classes e Origens que determinam os Atributos, somando sempre +2, similar a Starfinder.

João vai criar um Guerreiro de nível 1, como a classe possui Força e Destreza como habilidades chave, ele pode escolher um desses dois atributos para receber um Ability Boost, do qual decide ficar com Força. Assim, seus atributos ficam For 12, Des 10, Con 10, Sab 10, Int 10 e Car 10. Ele então escolhe a Ancestralidade Anão que recebe Ability Boost em Constituição, Sabedoria, uma livre (que não pode incluir nenhuma das duas anteriores) e Ability Flaw em Carisma. Ele escolhe Força para a livre ficando com For 14, Des 10, Con 12, Sab 12, Int 10 e Car 8. Como Background, João escolhe para seu anão o Ferreiro, que além de lhe conceder proficiência em algumas perícias envolvendo esse ofício, concede dois ability boost, um deve ser Força ou Inteligência e o outro é livre (mas, novamente, não pode repetir o que foi escolhido nesta etapa). Assim, Ele escolhe Força e Constituição para receber os boosts ficando com For 16, Des 10, Con 14, Sab 12, Int 10 e Car 8. Para finalizar o processo, o mestre de João diz que ele possui ainda quatro ability boosts livres para terminar a distribuição de seus atributos, mas que deve seguir a regra de não repetir atributo em cada etapa. Por isso ele não pode escolher Força duas vezes como boost. Assim, ele termina o processo escolhendo For, Con, Int e Car. Ficando com For 18, Des 10, Con 14, Sab 12, Int 12 e Car 10.

Tradução do Mundos Colidem que também fez análise do playtest, se quiser ler, clique no link.

Ancestralidades:  Anão, Elfo, Gnomo, Goblin, Halfling, Humano

Raças são chamadas de Ancestralidades agora. Há a adição de Gnomo, que são uma marca da Paizo vide a série “Nóis é Goblin”. Cada Ancestralidade possui alguns Talentos, assim como Heranças (Heritages) que já existiam para Humanos (Meio-Elfos e Meio-Orcs) passam a existir para outras na revisão 1.4. Ou seja, você customiza o personagem da forma que quiser, mas conforme os níveis de Classe.

Backgrounds: Acolyte, Acrobat, Animal Whisperer, Barkeep, Blacksmith, Criminal, Entertrainer, Farmhand, Gladiator, Hunter, Laborer, Merchant, Noble, Nomad, Sailor, Scholar, Scout, Street Urchin, Warrior

Os Backgrounds ainda que tenham vários com nomes parecidos, aqui conforme a origem, além de ganhar Perícias e dois boosts em Habilidades. Há também uma seção para as Linguagens adicionais que os jogadores podem escolher (Druídico é uma linguagem secreta) se tiver 14+ de Inteligência.

Classes: Alquimista, Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge, Paladino, Ranger

Todas as Classes seguem uma estrutura similar, com Talentos ganhos por nível que são divididos em Talento de Ancestralidade, Talento de Bárbaro, Talentos de Perícia e isso é predominado pelo nível. Como exemplo, um Guerreiro de 1º nível possui um Talento Ancestral, Ataque de Oportunidade, Background, Talento de Guerreiro e Perícias iniciais. No segundo nível ganha Tanto de Guerreiro e Talento de Perícia, no 3º ganha um Talento geral, bônus nas Perícias e Maestria em arma e assim vai até o 20º, no qual ganha bônus de Atributos, Talentos de Guerreiro e Perícia.

Enquanto D&D5 e Tormenta20 buscam uma redução de Talentos, Pathfinder2 segue o caminho contrário, sendo extremamente dependente delas. É impossível jogar sem Talentos.

A Classe Alquimista vem do Advanced Player’s Handbook e sua habilidade principal é Alquimista Avançada e foi a Classe mais alterada entre os playtests 1.0 e 1.6 e se destina a criação de itens, bombas (Bomber), cura (Chirurgeon), transformações (Mutagenist) e venenos (Poisoner).

Perícias:  Acrobatics, Arcana, Athletics, Crafting, Deception, Diplomacy. Intimidation, Lore, Medicine, Nature, Occultism, Performance, Religion, Society, Stealth, Survival, Thievery

Aqui não existem mais  Perícias subdivididas tal qual era Conhecimento, agora cada uma delas têm uso treinada ou não treinada.

Outros detalhes: Além dos Talentos específicos, há uma lista enorme para os Talentos gerais e Talentos relacionados a Perícia. Muito equipamento dividido em armadura, armas, equipamento geral e qualidade do item, magias divididas em arcana, divina e primal. Itens mágicos também têm vários. A multiclasse é baseada em arquétipos agora, assim como também passa a ter arquétipos de Prestígio, aqui só são incluídos alguns exemplos, mas vários foram alterados, ligados a Clérigo e Ladino, regras para companheiros animais e divindades, lembrando que não têm mais magias de domínio para Clérigo.

No Reddit r/Pathfinder2e é possível encontrar a transcrição de várias páginas do livro final como neste link, Halfling e Alquimista.

E 2ª parte da análise do playtest pelo Pug do RPG Notícias. O site RedeRPG publicou uma entrevista com os tradutores, além de trazer as capas em português que já trouxemos na atualização passada.

Tormenta20 – Playtest 1.0 (Jambô)

E o financiamento coletivo de Tormenta 20 bateu o recorde histórico do Catarse! Tanto o de maior arrecadação em 24 horas (troféu Jack Bauer) quanto o maior primeiro lugar geral. Veja nas atualizações 1 o quanto era para ser batido e as novas metas.

O arquivo de playtest foi disponibilizado esta semana e ainda é o sistema magrinho, o 1.0 e já nas primeiras páginas avisa que com o tempo terá versões do playtest atualizadas. O próprio arquivo avisa: “O playtest não é um jogo completo. Ele possui regras para a criação de personagens, mas o resto fica a cargo do mestre”. Ele também avisa das três mudanças principais: Todas as Classes possuem pontos de mana e possuem uma evolução diferenciada, na qual pode-se selecionar diferentes caminhos de evolução, não há mais bônus de ataque e resistências, eles estão unidos nas Perícias. E há as origens, que servem de elemento novo na composição do personagem. Um resumo do resumo do playtest abaixo:

Raças: Humano, Anão, Elfo, Goblin, Lefou, Dahllan (meio-dríade), Minotauro e Qareen (no playtest não tem, mas terão mais 7 no módulo básico, sendo que já estão definidas Trog, Medusa e Halfling)

Um Humano tem +2 em duas características e duas Perícias de brinde (ou 1 Perícia e 1 Talento). Os Anões têm ligação com pedras, os Elfos têm muito mana, Goblin tem bônus em Ladinagem ou Ofício, Lefou possuem alterações no corpo, Dahllan têm empatia selvagem (tal qual o Druida e o Ranger), o Minotauro tem… chifres e o Qareen, desejos. Entre outros poderes e modificadores.

Classes: Bárbaro, Bardo, Bucaneiro, Cavaleiro. Clérigo, Druida, Guerreiro, Inventor, Ladino, Lutador, Mago, Nobre, Paladino, Ranger

Uma Classe padrão possui aumento de atributo em níveis ímpares, Pontos de Vida conforme a Classe e bônus de Perícia, além de Habilidades de Classe e poderes personalizados. O Bárbaro possui poder primal; o Bardo, poder artístico, o Bucaneiro, poder da esperteza; o Cavaleiro, poder da honra; o Clérigo, poder divino; o Druida, poder da natureza, além da descrição do companheiro animal e da forma selvagem; o Guerreiro, poder marcial; o Inventor, poder da descoberta, o Ladino, poder ardiloso; o Lutador, poder das ruas; o Mago, poder arcano; o Nobre, poder da nobreza; o Paladino, poder do Heroísmo e a descrição da montaria sagrada; o Ranger, poder do caçador. Estes poderes deixam o Jogador mais livre para escolher o caminho que seguirá, de certa forma, lembram as Talent Trees mas mais variados e sem obrigação de seguir a árvore por si. Cada Classe também ganha algum benefício próprio no 20º nível.

As Classes novas (algumas nem tanto, já que foram renomeadas): Bucaneiro é o antigo Swashbuckler, que foi mudado devido a dificuldade de pronunciar esta palavra. Ele possui poderes dedicados ao combate e a zoeira dentro dele como  Esquiva e Panache e Pistoleiro (que estava presente em Piratas & Pistoleiros) passa a ser o próprio Bucaneiro, é um dos Poderes da Esperteza. O Cavaleiro de certa forma ressuscita algo que já existia no início do cenário: as Ordens de Cavaleiro da Luz e de Khalmyr (que para D&D3.x surgiram na revista Tormenta como Classe de Prestígio e antes ainda, no primeiro Manual do Aventureiro para 3D&T) possui Código de Honra, no 5º nível escolhe se especializar entre armadura ou montaria. O Inventor é de certa forma similar ao Alquimista do Pathfinder2 (veja abaixo) e permite a modificação de armas e equipamentos, isso está melhor descrito nos equipamentos, é possível até fazer comidas. O Lutador é bom de briga (o Cavaleiro é bom de Duelo) e é um lutador de rua, que usa armas improvisadas e golpes baixos. O Mago passa a abranger o Feiticeiro, se escolher a habilidade Foco, é o mago tradicional, se escolher Linhagem, torna-se Feiticeiro. Por fim, o Nobre possui contatos e dinheiro, além de inspirar os outros, de forma similar ao Bardo.

Origens: Acólito, Amnésico, Artista, Caçador, Capanga, Charlatão, Criminoso, Estudioso, Fazendeiro, Forasteiro, Gladiador, Marujo, Miliciano, Nômade, Pivete, Selvagem, Soldado (+ Aristocrata, Herói camponês, Mercador)

A origem serve para dar algum bônus  e auxiliar no background. A maioria fornece uma Perícia treinada, mas também pode-se dar um Talento adicional ou um conjunto de itens mundanos. O próprio playtest dá dicas de como criar. Alguns devem ficar bem estranhos como Nobre Herói Camponês ou Mago Marujo, mas aí fica a cargo do jogador e do mestre.

Perícias: Acrobacia, Atletismo, Atuação, Cavalgar, Conhecimento (Arcano, Engenharia, Geografia, História, Local, Natureza, Nobreza, Planar, Religião ou Tormenta), Cura, Diplomacia, Enganação, Fortitude*, Furtividade, Iniciativa*, Intimidação, Ladinagem, Lidar com animais, Luta*, Malandragem, Misticismo, Ofício (Alquimia, alvenaria, carpintaria, joalheria, metalurgia, uma arte ou uma profissão), Percepção, Pontaria*, Reflexos*, Sobrevivência e Vontade*

As perícias com * são as dedicadas a combate ou derivadas de teste de resistência. O bônus de Perícia é igual a 1/2 do nível + modificador do atributo-chave enquanto o bônus de Perícia treinada é igual a 1/2 do nível + modificador do atributo-chave +2.

Outros detalhes: Equipamentos são divididos em armas simples, armas exóticas, armaduras e escudos, itens & serviços, vestimentas, alimentação e hospedagem, animais, veículos e serviços. Regras para itens superiores, modificados e materiais especiais. Para as magias, só estão presentes magias de nível 1 arcanas e divinas. É importante notar que as magias serão no máximo de 5º nível, contra 9 de D&D. Regras para aliados e seis adversários (Bandidos, Guarda da cidade, Sargento da guarda, Ogro, Orc e Rato Gigante).

Não há Talentos no playtest, por isso vou citar de novo o que o Guilherme comentou sobre o playtest:

Pessoas, sobre o playtest de #Tormenta20, gostaria de esclarecer três pontos, só porque vi que geraram muitas dúvidas.

1 – Sobre os talentos
Vai continuar tendo talento. Vai ser muito parecido com TRPG. Não colocamos no playtest só para focar os testes nas mecânicas novas.

Nosso objetivo com o T20 é que ele seja mais amigável para o iniciante, ao mesmo tempo que seja interessante para o veterano. Como se faz isso? Com opções. Quem quiser jogar sem talento, agora pode. O cara que quiser personalizar mais o personagem (ou combar mesmo), também pode. A única mudança é que agora talento não é mais uma obrigação.

Como jogador, eu adoro talento. Mas, como mestre, estou dando vivas por poder criar toneladas de fichas de NPCs mais simplificadas. Era muito trabalhoso ter que escolher os talentos do coadjuvante que ia aparecer uma cena só… Claro que os grandes vilões vão continuar sendo combados. 😎

2 – Sobre a quantidade de conteúdo
Não comparem um arquivo de playtest de 85 páginas com TRPG e sua biblioteca de mais de 2 mil páginas de conteúdo. É claro que o playtest vai ter menos material. Mas jogo em si vai ser tão rico e versátil quanto Tormenta sempre foi. Na verdade, mais, porque se vocês forem ver, as estruturas das classes são mais abertas, e permitem que a gente crie ainda mais conteúdo para elas no futuro.

3 – Sobre a recuperação de PV/PM
Joguem. Testem. Esse é o tipo de coisa que NÃO dá pra ver lendo. Tem que ir pra mesa mesmo.

É isso! Não vou ficar comentando cada coisa porque a ideia é ver as opiniões de vocês! Só queria esclarecer esses três pontos porque vi muitas dúvidas sobre isso. E por favor espalhem essa mensagem em outras comunidades em que estejam discutindo o playtest de T20!

A DB desse mês a ser lançado semana que vem trará uma coluna do Guilherme dei Svaldi explicando as mudanças.

Uma review do Odmir Fortes no RPGNotícias e o Pug do mesmo site analisando em vídeo, aqui é somente a parte 1, mas há também a parte 2:

O canal Nerd Dendê fez uma mesa do playtest de Tormenta:

O canal Qcfaz também fez uma análise do playtest:

Além disso, Guilherme de Svaldi, JM Trevisan e Leonel Caldela participaram do Nerdcast junto com o Azaghal e o Jovem Nerd:

tormenta

Resultados das votações até agora:

Primeiro, relembrando o calendário:

• 22/05 a 02/06: Raça Extra 1 (“Grandões”); Mapas 1 e 2
• 03/06 a 09/06: Raça Extra 2 (“Artonianas”); NPCs 1 e 2
• 10/06 a 16/06: Raça Extra 3 (“Clássicas”); NPCs 3 e 4
• 17/06 a 23/06: Raça Extra 4 (“Exóticas”); Mapas 3 e 4
• 24/06 a 30/06: Raça Extra 5 (“Novos horizontes”); NPCs 5 e 6
• 01/07 a 07/07: Raças Extras 6 e 7 (Repescagem); NPCs 7 e 8

Os já selecionados:

NPCs: Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade, Lisandra, Vanessa Drake, Val +4.

Raças extras: Trog, Medusa, Halfling +4;

Repescagem: Bugbear, Centauro, Meio-Elfo +2 (vale duas vagas)

Mapas: Áreas de Tormenta e campo de batalha de guerra artoniana +2

Raça 3 (“Clássicas”)

Halfling: 602 votos (39,6%) [vencedor]
Meio-Elfo: 390 votos (25,7%) [repescagem]
• Hobgoblin: 384 votos (25,3%)
• Meio-Orc: 141 votos (9,2%)

Total de votos: 1517. Porcentagens sem arredondamento. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 16 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

NPCs 3 (Trilogia Tormenta)

Vanessa Drake: 571 votos (42,3%) [vencedora]
• Doutor Zebediah Hash: 304 votos (22,5%)
• Orion Drake: 225 votos (16,6%)
• Ingram Brassbones: 120 votos (8,8%)
• Ellisa Thorn: 68 votos (5%)
• Vallen Allond: 61 votos (4,5%)

Total de votos: 1349 votos. Porcentagens sem arredondamento. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 16 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

NPCs 4 (Dungeon Crawler e 20Deuses)

Val: 588 votos (47,4%) [vencedora]
• Brigandine: 287 votos (23,1%)
• Aurora: 157 votos (12,6%)
• Mateo: 133 votos (10,7%)
• Fren: 74 votos (5,9%%)

Total de votos:  1239 votos. Porcentagens sem arredondamento. Encerrada às 23:59 de domingo, dia 16 de junho de 2019. Votos subsequentes não serão contabilizados.

Estão em votação esta semana:

Raça 4 (“Exóticas”) – Aggelus/Sulfure, Esqueleto, Gnoll, Golem

Mapas 3 e 4 – Acampamento de bandidos, Calabouço de Hardoff, Catedral do Panteão, Cemitério em Sombria, Coliseu de Tiberus, Esgotos de Valkaria, Estalagem do Macaco Caolho, Labirinto Táurico, Praça do Dragão em Ghallistryx e Torre Arcana

 

Atualizações anteriores

Parte 0 – Em breve: D&D5, Pathfinder2 e Tormenta20

Parte 1 – Atualizações #1 – D&D5, Tormenta20 e Pathfinder2

5 pensamentos sobre “Tormenta20 Playtest 1.0 e Pathfinder2 Playtest 1.6 – Atualizações #2

  1. Pingback: Saga20 : A história de um selo (parte 0) – RPG News

  2. Pingback: O RPG brasileiro em 2019: Parte 1 – A “nova” elite (D&D5, T20 e Path2) – RPG News

  3. Pingback: FELIZ (Cyberpunk) 2020! – RPG News

  4. Pingback: Pré-Venda: Tormenta 20 (late pledge) – RPG News

  5. Pingback: Pré-Venda: Tormenta20 + Campanha Fim dos Tempos – RPG News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.